O que fazer no Marrocos: 7 dicas para curtir sua viagem!

Cores, cheiros, sabores… estas são algumas das diversas características que se destacaram bastante durante minha curta passagem pelo Marrocos.

Considerado um dos destinos mais visitados da África, o país conta com uma vasta opção de roteiros para conhecer e se encantar. Está pensando em ir pra lá? Neste post aqui, eu separei as principais informações para você planejar a sua viagem pra lá. Mas aí você me pergunta: o que fazer no Marrocos? Então se liga porque eu listei 7 dicas imperdíveis para você curtir sua trip por lá. SPOILER: tem dica bônus no final deste texto 🙂

1- Conheça a cachoeira mais alta da África do Norte

Ouzud falls
Cachoeira Ouzud – Foto by Guia

A cachoeira Ouzoud é a mais alta da parte norte do continente Africano, por isso atrai centenas de turistas diariamente. É preciso percorrer uma trilha leve para conhecer as cascatas de vários ângulos e super vale a pena este pequeno “esforço”. Além disso, neste tour pela cachoeira é possível contratar os serviços de um dos barqueiros que levam os turistas mais próximos da queda d’água, sentar numa das pedras para admirar a paisagem, comprar lembrancinhas nas diversas lojinhas ou experimentar a culinária local em algum dos poucos restaurantes disponíveis por ali.

2- Experimente a culinária Marroquina

Se você é daquelas que curte experimentar as comidas dos países por onde passa, não poderá deixar de comer o famoso Tagine e Cuscuz Marroquino. Aproveite e sinta os gostinhos das diversas especiarias que dão sempre um toque especial aos pratos. E para beber? O famoso Chá de Menta servido a toda hora e em todos os lugares. E se você curte o assunto gastronomia, a Nataly Lima do Blog Já Fez as Malas escreveu um post bem legal sobre comidinhas marroquina.

3- Visite uma Medina

Medina Essaouira
Medina Essaouira – Foto by Kasey

Mas o que seria uma Medina? Trata-se de uma espécie de centro urbano protegido por uma muralha, com ruazinhas que até lembram labirintos. Adicione nesta paisagem uma mesquita e um comércio diversificado: lojinhas de roupas, artesanato, restaurantes, lanchonetes… um grande mercado local que você pode percorrer e vivenciar  uma experiência única. Dentre as principais Medinas que você pode conhecer em sua viagem pelo Marrocos estão as das cidades de Casablanca, Essaouria, Fez, Marraquech, El Jadida e Rabat. 

4- Se encante com as cores, cheiros e sabores

As cores dos lugares no Marrocos costumam chamar muita atenção. São os artesanatos das lojinhas, as imponentes Mesquitas, as diversas especiarias que ficam em frente aos mercados (impossível não parar para curtir os aromas ou experimentar uma coisinha ou outra)… tudo chama bastante a atenção, fazendo o viajante grudar os olhos por onde passa. São estes pequenos detalhes que fazem com que sua estada em terras marroquinas fique marcada para sempre na memória.

5- Vá a praia

Essaouira
Essaouira – Foto by Évelin Karen

Veja como é ir a praia em uma país de cultura totalmente diferente da nossa. É muito interessante observar como é a dinâmica de um dia de praia no Marrocos. Eu vi mulheres totalmente cobertas tentando tomar sol na areia, enquanto  homens de bermuda e crianças brincavam no mar. Vivi minha experiência no litoral marroquino na cidade de Essaouira e super recomendo. Deu pra caminhar pela praia, sentar nas pedras e curtir a paisagem, conhecer o mercado de peixe e se deliciar tomando um sorvete enquanto me perdia pelas ruelas da Medina.

6- Faça o tour do Deserto do Saara

Grandes oasis que são cenário de um nascer e pôr do sol inconfundíveis. Dunas de areia dourada onde você pode deitar, admirar aquele céu estrelado digno de sonho e literalmente montar seu acampamento para passar uma noite no deserto. Estas paisagens cinematográficas podem ser vistas facilmente no tour para o Deserto do Saara ( e esta é a dica mais comum quando surge a dúvida “o que fazer no Marrocos?”). Para fazer este passeio você precisa ter disponível pelo menos 3 dias e 2 noites (se te oferecerem um pacote com menos dias desconfie, pois nestes tours  eles costumam ir para um outro deserto menor que não é o Saara, ok?). Falando em cidade cinematográfica, este tour também costuma percorrer a cidade de Ouarzazate , também conhecida como a Hollywood marroquina, por ter sido cenário de dezenas de produções audiovisuais.

7- Descubra a famosa Argan Tree

Argan Tree
Argan Tree – Foto by Kasey

Quando fui para Essaouira paramos na famosa Argan Tree. Nela você vê, literalmente, uma árvore de cabras. Segundo nosso guia, as cabras são atraídas pelo delicioso cheiro do argan e por isso sobem até a árvore para comer os frutos. Eu confesso que não gostei muito desta parada, pois para mim parecia muito que aqueles animais estavam ali sendo usados para atrair turistas que buscam fotos para atrair curtidas nas redes sociais (mesmo porque, bem próximo as cabras tinha um homem pedindo dinheiro quando via pessoas tirando fotos). Mesmo assim, acho que é válido conhecer.

BÔNUS – O que fazer no Marrocos: Converse com locais

Esta dica na verdade é mais um lembrete. Permita-se! Socialize e tente aprender um pouco mais sobre a cultura e os costumes dos lugares que você está visitando. Aproveite para interagir com todo o tipo de gente que estiver aberto ao diálogo: seja os funcionários do hostel, o vendedor do mercadinho ou o motorista da van. Certamente, estas pessoas têm muitas histórias para contar que poderão te proporcionar momentos memoráveis durante sua viagem. Afinal, viajar pode te apresentar novos lugares e te conectar a novas pessoas. 

Faltou alguma dica na listinha? Então compartilhe comigo nos comentários para que eu possa experimentar na minha próxima visita ao Marrocos.

Anúncios

Deixe uma resposta