Saúde na viagem – Ambulatório dos Viajantes

Você já ouviu falar sobre o Ambulatório dos Viajantes? Não? Então saiba que isso não é coisa da minha cabeça. Se você, assim como eu, é um viajante de carteirinha, mora em São Paulo ou próximo à capital paulista fique de olho nesta dica que compartilharei hoje com vocês!

Que viajar é muito bom isso todo mundo já sabe, porém imprevistos podem acontecer durante o passeio. Pense comigo: adoecer em casa já é algo ruim, mas fora do nosso país pode ser algo pior ainda. Foi pensando nestes riscos de adoecimento durante a viagem que surgiu o Ambulatório dos Viajantes. E é claro que antes de embarcar no meu Sabático eu fui conferir como funciona este serviço.

Onde fica?

Na cidade de São Paulo temos o Ambulatório dos Viajantes localizado no Hospital das Clínicas e o serviço de Medicina do Viajante que fica no Instituto Emílio Ribas. 

Como funciona?

Compartilharei com vocês minha experiência no Hospital das Clínicas, onde o atendimento é realizado às quintas-feiras. Fiz o agendamento pelo telefone e em duas semanas passei em consulta. Cheguei pouco antes das 8 da manhã munida de documento com foto e carteirinha de vacinação. 

A consulta

Primeiro preenchi algumas fichas com informações pessoais e da minha viagem. Neste momento, percebi que existia mais uma viajante para ser atendida. Depois entramos numa sala onde assistimos um vídeo de cerca de 20 minutos apresentando quais são os principais riscos que o viajante corre durante uma viagem. Achei muito bom o conteúdo, pois além de informações bastante relevantes também aprendemos algumas curiosidades e recebemos dicas valiosas (como, por exemplo, o repelente deve ser passado sempre depois do protetor solar… você sabia disso?).

Depois do vídeo a médica atende individualmente os viajantes. Pergunta para qual o país estamos indo, qual será o roteiro da viagem, dá algumas recomendações específicas e, se necessário, receita algum remédio pra gente já levar na bagagem.

Como um dos meus destinos era o Marrocos, ela receitou alguns sais de hidratação, caso eu tivesse algum episódio de diarréia e desidratação (vocês se lembram do meu perrengue quando fui pra Bolívia, né?) e um antibiótico.

Vacinas

Por último, a médica olha a nossa carteirinha de vacinação para saber se estamos em dia ou se precisamos passar na sala do Zé Gotinha (pra tomar uma picadinha, é claro). Eu aproveitei pra tomar a Tríplice Viral e pude viajar um pouquinho mais tranquila.

Vale a pena ir?

As orientações que recebemos pré viagem são super válidas, mesmo porque quando viajamos costumamos ficar mais desatentos e é aí que mora o perigo. Saber se prevenir ou como agir se algo der errado pode salvar nossas vidas. É por estas e outras que eu gostei bastante deste serviço e super recomendo. 

Mas lembre-se, imprevistos podem acontecer durante a viagem, por isso é mais do que necessário também contratar um seguro viagem, ok?

Ambulatório dos Viajantes – Hospital das Clínicas de São Paulo

Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 155, Cerqueira César – São Paulo

Telefone: (11) 2661-6392

Anúncios

Deixe uma resposta